top of page

História da Escola




Missão

 

Contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes, preparados para o exercício da vida profissional e para os desafios do mundo moderno.

sob esse olhar acreditamos que a escola deve ser critica, reflexiva e possibilitar a toda comunidade um projeto político pedagógico consolidado pela colaboração mútua e o exercício da construção coletiva desencadeando experiências inovadoras que estão acontecendo na escola.

 

“...a escola, por si só não forma cidadãos,

mas pode preparar, instrumentalizar e 

proporcionar condições para que seus

         alunos possam se firmar e construir a sua

     cidadania” (proposta curricular,1997)

 

Histórico

 

Do melhor de cada um nasce um novo contexto e deste, o contexto educacional do grupo escolar municipal “Reinaldo krüger”.

Esta escola foi criada pelo decreto nº 14/87 e denominava-se escola isolada municipal “alto do frigorífico”, localizada no bairro industrial I.

No ano 1987, a unidade escolar funcionava com apenas 01 sala de aula em forma multisseriada, sendo a primeira professora a Sra Carmen könig.

Em 1989 a matrícula teve seu número elevado, iniciando o ano letivo com as quatro séries separadas, porém com o contra-turno que funcionava das 11 às 14 horas e em 1990 houve a ampliação de mais uma sala de aula.

Com a lei nº 2.759, de 18 (dezoito) de abril de 1996, o estabelecimento recebeu a denominação de escola isolada municipal “Reinaldo krüger”. e pelo decreto nº 127/98, passou a ser denominado grupo escolar municipal “Reinaldo krüger”.

a denominação do nome surgiu devido ao Sr.Reinaldo krüger, residir na localidade de caraguatá desde 1917.

Ele era comerciante de erva-mate, fazendeiro, madeireiro e político da vila de canoinhas. Nasceu em campo alegre em 16 de abril de 1890. era casado com Luísa bechrold e teve seis filhos. Naquela época o município ainda vivia os reflexos da guerra do contestado e o Sr. Reinaldo krüger costumava recolher em sua casa os sobreviventes do conflito. foi o primeiro homeopata desta cidade.

Sua residência foi uma das primeiras construções de alvenaria, situada na rua Bernardo olsen, onde atualmente funciona a universidade do contestado.

Na política foi vereador e integrava o diretório local do partido social democrático (pds).

Vitimado por problemas de diabete e pneumonia, morreu em 16 de abril de 1942, aos 52 anos.

Em 17 de junho do ano de 2000, houve o ato solene inaugural de ampliação do estabelecimento, passando a contar com mais 04 salas de aula, cozinha, banheiros feminino e masculino e uma sala para direção, secretaria e banheiro de professores.

Atualmente a escola conta com uma infra-estrutura física boa que atende as necessidades básicas dos educandos e educadores que visam o desenvolvimento educacional atual.

Ressalta-se que nem todos os alunos hoje são moradores do bairro industrial i, mais conhecido como alto do frigorífico. Com a publicação da lei de diretrizes e bases da educação 9394/96, ocorreu à nucleação de escolas das proximidades. Desde 1997, a escola reúne alunos de pequenas escolas multisseriadas das comunidades do Cerrito, caraguatá e cachoeira. e no ano de 2007 através da extinção do G.E.M. “Argos luiz steilen”, os alunos pertencem às comunidades do Parado, Matão, Papuã, capão do erval e Taunay passaram a freqüentar esta unidade escolar. O processo de nucleação favoreceu a integração entre as comunidades, pois a escola com certeza é facilitadora de intercâmbios sociais e culturais.

 

bottom of page